sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A nova geração da MPB !


Como boa curiosa e apreciadora de música, andei dando uma pesquisada esses dias sobre a nova safra de cantores da música popular brasileira. 
Vejo as pessoas reclamando em redes sociais e nos papos por aí que não existem mais cantores como na época da velha MPB, que a MPB está em decadência e me pergunto se essas pessoas realmente escutam música, pois neste ano de 2013 na data de hoje posso citar nomes da MPB que são compositores e intérpretes de boa qualidade e que na minha opinião, não deixam nada a desejar.
Não venho aqui fazer comparações, até porque cada um tem um talento em particular, com inspirações mil, vozes diferentes, enfim... 
Acho que o rádio brasileiro SIM, está deixando a desejar, pois são poucas as rádios que levam ao público ouvinte música popular brasileira atual. Antigamente nós ligávamos o rádio e tradicionalmente existiam aqueles programas de MPB, ou na hora do almoço ou á noite e hoje são raras as rádios que propagam nossa boa e tão agradável MPB. A grande maioria vive do sertanejo universitário, do popularesco, do funk e afins, não que eu tenha nada contra esses ritmos, muito pelo contrário, sou eclética e adoro curtir todos os ritmos e sons, dependendo do momento, mas se tem espaço pra esses ritmos em quase todas as rádios, por que não, colocar para tocar no rodízio musical, cantores da nossa nova MPB ???? 
Mas geralmente o que ocorre é que esse tipo de música só chega ás rádios quando toca em alguma novela!
Eu lamento muito pela nova geração que está sendo formada (ou desinformada) de pessoas que copiam e colam texto na internet e só escutam músicas de novela...
Bom, mas vamos aos nomes, pelo menos os que conheço, da nossa maravilhosa música popular brasileira atual!
Sou fã desde o primeiro momento, do visual, da energia, da voz, da originalidade e do talento de Céu! Olha o nome gente! Céu! E darei o destaque do post de hoje pra ela! 


Céu (nome artístico de Maria do Céu Whitaker Poças,São Paulo17 de abril de 1980) é uma cantora e compositora brasileira de música popular brasileira
Iniciou sua carreira artística em 2002. Seu trabalho traz influências tanto de música originalmente brasileira (particularmente o samba), como de hip hopafrobeatjazzR&B etc. No dia 7 de Julho de 2009, Céu, lançou seu segundo álbum "Vagarosa", que recebeu grande aclamação da crítica internacional. No mesmo ano, foi considerada pela revista Época um dos100 brasileiros mais influentes de 2009, vendendo mais de 25 mil cópias na Europa e, 100 mil nos Estados Unidos. Vocês sabíam disso ? Eu não!! Peguei informações na Wikipédia e só aumenta meu encanto!
Céu é filha de Edgard Poças, um maestro e compositor brasileiro, responsável pelos arranjos musicais do grupo Balão Mágico e de Carolina Whitaker, artista plástica.
Aos 18 anos foi morar em Nova York, onde trabalhou em bares e teve empregos variados: faxineira, garçonete, guardadora de casacos. Em Nova York encontrou por acaso o músico Antonio Pinto, que posteriormente descobriu ser um primo distante, e com quem dividiu um apartamento enquanto ele passava por problemas financeiros.
Antonio Pinto juntou-se a Beto Villares — como ele produtor e compositor atuante em trilhas sonoras de filmes brasileiros — para produzir o primeiro disco de Céu. Ela é co-autora de 12 das suas 15 faixas. Foi lançado no Brasil em 2005, pelos selos Urban Jungle e Ambulante Discos (de Beto Villares), e posteriormente distribuído na América Latina pela Warner Music. Em 2007 foi lançado nos EUA (onde vendeu 30 mil discos na duas primeiras semanas!!! ) e no Reino Unido, bem como em diversos outros países, da Europa ao Japão. Nos EUA, o álbum foi lançado na série Starbucks Hear Music Debut, vendido tanto em lojas tradicionais como na rede estadunidense Starbucks; Céu foi a primeira artista estrangeira a ter um álbum nessa série.
Sua música "Lenda" compôs a trilha sonora da novela Pé na Jaca, e "Malemolência" compôs a trilha sonora da novela Beleza Pura, ambas da Rede Globo. Em 2005, foi considerada pela revista francesa Les Inrockuptibles como uma das cinco revelações do ano! Seu primeiro disco apareceu na primeira posição nos rankings "Heatseekers (new artist)" e "World Music", e na posição 57 do "Hot 100", todos da Billboard. Foi a mais alta posição nas paradas dos EUA já alcançada por uma artista brasileira, desde Astrud Gilberto com "Garota de Ipanema", em 1963.
Em 2006 foi indicada para o Grammy Latino na categoria melhor artista revelação, e para o Prêmio Tim de Música na categoria melhor cantora.. Em 2007, foi indicada para o Grammy na categoria melhor álbum de world music contemporânea, e apresentou-se na abertura dos XV Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro.
O CD vendeu 25 mil cópias na Holanda e na França, e os bons números renderam shows na Europa, no Estados Unidos vendeu mais de 100 mil cópias, 15 mil só na primeira semana. 
Eu sabía que ela era boa, mas nunca tinha lido sobre sua carreira!
Gosto de quase todas as músicas dela ... algumas preferidas : Cangote, lenda, retrovisor, mais um lamento, sem falar na interpretação maravilhosa de malemolência! 
Como são muitos os nomes, vou fazer post's diferentes com os que eu já conheço e os que ainda irei conhecer, aliás quem tiver algum nome aí pode deixar o comentário e terei o maior prazer de conhecer!
Dos nomes atuais que eu conheço, deixarei aqui a dica para que vocês possam se deliciar também:
TiêTulipa Ruiz e Thiago Pethit (os novos paulistas)
Ana Cañas, Céu, Luísa Maita, Bruna Caram, Marcelo Jeneci, Karina Buhr, Silva, Patrícia Polayne, Mariana Baltar, Roberta Sá, Bárbara Eugênia, Mallu Magalhães, Cícero,Clarice Falcão ...  
Bons sons !
Fonte: Wikipédia
Trilha sonora:  Céu
Mega Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu?

Minha foto
Paìs das Maravilhas, Brazil
Locutora de Radio em busca de seus sonhos pelo mundo! O que sinto, escrevo! Meu coração pede e obedeço,É ele quem dá as ordens, é ele quem manda aqui!

Não misture as coisas...

Eu escuto praticamente todo dia as pessoas dizendo: Alice, não poste sua vida pessoal, não fale sobre sua vida tão abertamente, as pessoas ...