Eu?

Minha foto
País das Maravilhas, Brazil
O que sinto, escrevo! Meu coração pede e obedeço. É ele quem dá as ordens, é ele quem manda aqui!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Todos os Problemas Misturados !





E no auge da minha confusao mental me veio uma inspiraçao para escrever!
Entre escrever sobre musica ,Natal , amigos, distancia , etc... eu nao consegui me concentrar em absolutamente nada e nem ao menos escrever sobre qualquer coisa com alguma logica !
Desde a ultima postagem que eu tento escrever sobre algo e NADA! Mas pouco tempo atras enquanto estendia algumas roupas que lavei à mao no varal, (minha sogra tem 76 e lava muitas peças à mao pq nao eu?) me veio em mente de escrever sobre toda essa confusao mental que passamos todos os meses. Sim, nòs mulheres 85% das quais sofremos dessa confusao mental entre tantos outros disturbios da menstruaçao.
Ja briguei com meu noivo umas 3 vezes so essa semana tadinho ,reclamei da vida, chorei , fiquei depressiva ,bebi horrores, fiquei sem dormir, minha barriga cresceu, meus seios tambem! Comi bolo liso com nutella pao com manteiga e depois tomei Fanta laranja (comi bem mais q isso mas nao vou contar!) Tive nauseas infernais  enfim , sao tantos os sintomas e tudo ao mesmo tempo que eu fico imaginando como eu aguento e como me aguentam ?
Tudo isso acontece entre 7 e 10 dias antes da menstruaçao , vamos fazer as contas : 10 dias antes, 5 dias durante entao eu so tenho 15 dias no mes para ser "normal" ? 
Bom, segundo especialistas no assunto quando a menstruaçao se instala "chega" os sintomas tendem a diminuir pois toda essa confusao acontece pelo excesso de estrogenio, o hormonio que regula o ciclo menstrual e outros hormonios femininos.
Li um artigo que fala que mulheres que estao acima do peso sofrem mais : taì a explicaçao ! Eu lembro que quando era magra nao sentia essas "coisas" nem uma colica sequer! Alguns medicos indicam um tratamento bem interessante : SEXO! Isso sim é importante!
Fazer automassagem é uma boa:


                            clique na Imagem para ampliar 


O figado é quem equilibra o estrogenio no sangue ,por isso deve-se manter uma alimentaçao mais leve durante o ciclo menstrual (nao comam bolo liso com nutella pao com manteiga ..etc rs) e quando ele esta sobrecarregado ou quando a mulher ingere comida que pàra no intestino ,com pouca fibra o hormonio volta ao sangue e causa todo aquele desconforto!
Muita gente pensa que é frescura de mulher ,mas principalmente quando chegamos aos 30 anos (que nao é o meu caso,ainda faltam 4meses!:) os sintomas vem com tudo. 
Conheço algumas amigas que tomam anticoncepcional sem parar, outras que fazem sexo durante a menstruaçao, outras que viram :

Bruxa: Alterações bruscas de humor, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, lentidão mental, abatimento, apatia, insônia, vertigem e depressão, dor de cabeça forte; os sintomas apontam alto nível de estrogênio e baixa progesterona.
Monstra: Aumento de peso, flatulência, inchaço abdominal, edema no rosto, nas mãos e nos pés, muita sensibilidade nos seios; indica excesso de sal no organismo com retenção de líquido e possível elevação de aldosterona, hormônio das glândulas adrenais. 
Neurótica: Depressão, impulsos suicidas, crises de choro, confusão mental, falta de concentração, dificuldade em verbalizar; pode significar elevação de progesterona e possível aumento do hormônio andrógeno; também é bom ver se há intoxicação por chumbo. 
Comilona: Apetite voraz, necessidade incontrolável de comer açúcar, sensação de cansaço, palpitações, dor de cabeça e até desmaios; isto costuma indicar hipoglicemia reativa. 
Pluriata (Essa sou eu,tirando a diarreia): Apresenta vários dos sintomas mencionados e inclui um ou mais dos seguintes: acne, gases, constipação, diarréia, enjôo, vômito, dor nas costas e problemas respiratórios. 

Encontrei algumas dicas bacanas :

1. Aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina B6, magnésio, cálcio, zinco, ácido fólico, vitamina B12, vitamina E, ômega-3 e triptofano.
2. Estes estão presentes em sementes como girassol, gergelim e abóbora. Pode ser colocada em saladas, trituradas e colocadas em sucos e pães;
3. Vegetais verde-escuros. Fazer um suco de couve (suco de clorofila) e bater com outras frutas como laranja, manga, melancia, morango e outros;
4. Banana rica em triptofano! Consumir banana amassada com canela que diminui a vontade de comer doces e ainda aumenta a síntese da serotonina;
5. Consumir as oleaginosas que são ricas em muitos minerais e também em vitamina E que é importante nesta fase. Pode picar em saladas, comer como lanches nos intervalos, colocar  em pães e bolos;
6. Aumentar o consumo de peixes principalmente sardinha e atum, ricos em ômega-3. Pode fazer um patê deles e colocar em biscoitos e pães integrais.
Portanto, utilize a alimentação como sua aliada para deixa-la mais tranquila durante a fase de TPM!
Fonte: ANutricionista.Com – Elaborado por Ana Paula Fidélis – CRN9 6192 – Nutricionista em Belo Horizonte.

Como o assunto reeende vou parando por aqui deixando uma bela filosofia para os rapazes e moças no caso das meninas que gostam de meninas :


A melhor resposta para uma mulher de TPM é: " Vem ca amor come esse chocolate" (O chocolate contém a teobromina, que produz o mesmo efeito da serotonina.
Os chocolates com maior porcentagem de cacau, tem maior concentração de teobromina. Por isso, se optar ainda assim por dar um chocolate, de o que contém mais cacau, pois com um pedaço menor ela pode se sentir mais saciada e ter o efeito da teobromina.)

Se ela nao gosta de chocolate ficar caladinho(a) e nao discutir é a melhor soluçao, afinal ...


                                                                clique para ampliar


Mega Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arakate

Então ... Tem sempre alguém por perto que fala: "Saudade da minha terra" Hoje mesmo, conversando com um colega de trabalho ele ...