Eu?

Minha foto
País das Maravilhas, Brazil
O que sinto, escrevo! Meu coração pede e obedeço. É ele quem dá as ordens, é ele quem manda aqui!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher



Comemorar datas às vezes é tao contraditòrio né? Tipo ,voce passa o ano sem dar 1 rosa pra sua esposa ,trata mal e nao valoriza aì de repente dia 8 de Março voce chega com um buque de rosas ,à leva pra jantar e fica tudo bem?
E os outros 364 dias do ano ? Sinceramente eu to dispensando esse tipo de manifestaçao amorosa no dia de hoje. Acho que temos que agir com amor e respeito às mulheres todos os dias. Nòs somos fortes,batalhadoras e conquistamos o nosso espaço aos poucos lutando. Ser mulher é tao complexo que eu nao seria capaz de ousar tentar descrever qualquer caracteristica por aqui.
Vou me resumir dizendo que a violencia contra a mulher tem aumentado em alguns lugares do mundo e aqui no Brasil por exemplo em Alagoas subiu o numero de mulheres assassinadas neste ano em relaçao ao ano passado e por aì vai ... 6 em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que foi vitima de violencia doméstica.Machismo (46%) e Alcoolismo (31%) sao apontados como principais fatores que contribuem com a violencia.Dentro da realidade de vida que vivemos Atualmente onde as mulheres trabalham cuidam da casa e da sua aparencia fisica ,ter um companheiro violento é quase surreal.
Vamos Parabenizar à todas as mulheres sim, mas antes de tudo vamos tentar mudar essa realidade de violencia, desvalorizaçao no mercado de trabalho, de preconceito , de exigencia por um corpo perfeito , etc Mulher é um ser humano que às vezes parece realizar atos sobre-humanos !Eu amo ser mulher e pouco à pouco se cada um de nòs fizermos a nossa parte quem sabe  poderemos dar às proximas geraçoes um futuro mais justo e igualitario!


A història da Data :
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 

- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Mega Beijo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alice no país das ilusões on line.

Não sou tão louca, não suficientemente louca... Talvez o que as pessoas imaginam de mim, esteja dentro de cada um e não percebem. Ontem a...