Eu?

Minha foto
País das Maravilhas, Brazil
O que sinto, escrevo! Meu coração pede e obedeço. É ele quem dá as ordens, é ele quem manda aqui!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval Assunto 1 : Bate-bola ou Clovis


Oi amores !
"Oh abre alas que eu quero passar , oh abre alas que eu quero Passarrrr "
Nesta semana de carnaval nao tenho planos de sair muito de casa entao vou postar sobre alguns assuntos relacionados à essa festa que divide-se em varias formas de celebraçao.

Hoje vou falar sobre uma figura carnavalesca tradicional, pelo menos no Carnaval carioca : "BATE-BOLA" ou CLOVIS !

Nasci no suburbio do Rio de Janeiro em Campo Grande na zona oeste, dizem que quem nasce la ja nasce com samba no pé ... bom, nao posso reclamar pelo menos o samba eu domino mesmo ,modéstia à parte rsrs,mas hoje nao vamos falar sobre o samba!

Nao tenho muitas lembranças dos carnavais que passei na cidade maravilhosa ,mas lembro muito bem dos bate bolas "clovis " que me assombravam ! Sao pessoas que andam carregando muitas vezes um brinquedo de criança nas maos ,se vestem com umas fantasias extravagantes ,usam màscaras estranhas assustadoras e saem com apitos na boca e bolas de plastico rìgido apitando e batendo as bolas no chao... Eu era apenas uma criança e pra mim ver esse tipo de coisa me deixava em panico! Quem nasceu no Rio ou morou por là deve saber do que eu estou falando,pra quem nao sabe ta aqui a historia :

Clóvis, ou "bate-bola", é o nome de uma fantasia carnavalesca característica dos subúrbios cariocas, principalmente os das Zonas Norte e Oeste.
Supõe-se que o nome tenha derivado de "clown" (palhaço).
Nos primórdios, a fantasia de clóvis se assemelhava muito com a roupa dos palhaços, mas usavam máscaras aterrorizantes. Batendo suas bexigas de boi, bastante fedorentas, os bate-bolas eram o terror da criançada.
Com o tempo, a indumentária foi incorporando novas características e, atualmente, os grupos de clóvis podem ser classificadas em diversos tipos, tais como "bola e bandeira", "leque e sombrinha", "sonbrinha e boneco" entre outros. A maioria das turmas tem seus nomes sentimentos. Exemplos das turma de Nilópolis: Humildade, Emoção, Explosão, Alegria, etc. As turmas de bola e bandeira tem seus nomes como Zorra Total, Barulho, Agunia, Bombardeio, Abusados, etc.
Fonte:Wikipedia

Até alguns anos atràs ainda tinha em casa uma màscara de Clovis .
 Eles gritam assim : PEGA OU NAO PEGA ? PEEEEEGA!!! kkkk  Ahhh moleque imagine um carinha desses correndo em sua direçao e gritando  !!




Andei pesquisando sobre o assunto e descobri que hoje em dia o movimento cresceu bastante e as fantasias viraram tema de disputa entre bairros do Rio, blocos de Clovis desfilam pelas ruas batendo suas bolas e fazendo a "festa" por onde passam...
O lado negro :
Os blocos de bate-bolas em muitos locais sao temidos algumas vezes por conta de confrontos e violencia quando grupos rivais se encontram e surgem as provocaçoes e insultos de um bloco para o outro desde as indumentarias às letras de funk que rolam nos carros de som ... Incrivel como tem gente ruim que se aproveita de qualquer situaçao pra fazer o mal... Mas nao vamos dar créditos à esses, vamos apenas lamentar por saber da existencia deles.
Felizmente o espìrito carnavalesco supera o da violencia e nòs nos beneficiamos com fantasias cada vez mais bonitas e divertimento para a familia toda!

Na midia :
Nao assisti ao vivo no dia ,mas encontrei no Youtube um video do Programa Esquenta da querida Regina Casé  falando justamente à respeito do assunto do nosso Post de hoje : Esquenta 30.01 Tema Clovis

Título original: (Carnaval, Bexiga, Funk e Sombrinha)
Lançamento: 2006 (Brasil)
Direção:
Atores: Não divulgado.
Duração: 63 min
Gênero: Documentário

Sinopse

Uma radiografia do trabalho feito pelos mais de 70 grupos de clóvis, ou bate-bolas, existentes na zona oeste do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo em que mantêm viva a tradição do Carnaval de rua, os grupos levam às últimas consequências os preparativos para a festa, que têm início 361 dias antes da saída dos blocos.



Desejo à todos um bom carnaval com muita diversao e paz!
PS: Lembrem-se - Cachaça nao é agua nao ! 



Mega Beijo!

4 comentários:

  1. Vixe deve ser massa. Eu cheguei à conhecer essa região. Não muito bem, fui lá a passeio quando morava no Rio, na capital.

    ResponderExcluir
  2. Menina tem um doce que eu creio que é típico de Campos, feito com gema de ovo, é uma delícia, é em forma de gota. Vc lembra ou sabe desse doce?

    ResponderExcluir
  3. É o "Chuvisco", estava lendo à respeito, chega dá água na boca.

    ResponderExcluir
  4. Voltando ao assunto do carnaval, adoro!!!!! As fantasias, o lance das bolas deve ser divertido. Na Suiça o povo tbém se veste com fantasias, são similares! De bruxas, etc...... E o carnaval é looongo. Até porque as localidades nem sempre fazem ao mesmo tempo....então dá pra ir em quase todos se vc quiser.

    ResponderExcluir

Arakate

Então ... Tem sempre alguém por perto que fala: "Saudade da minha terra" Hoje mesmo, conversando com um colega de trabalho ele ...