quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Bob Marley .

Posso falar sobre um Idolo ?


Robert Nesta Marley nascido em Saint Ann , no dia 6 de fevereiro de 1945 e teve sua morte no ano de 1981, 1 ano antes de eu nascer,mas as musicas desse compositor e cantor Jamaicano atravessam geraçoes...
Ele se popularizou pelas suas letras sempre em defesa dos pobres e oprimidos e divulgava sua religiao (RASTAFARI) em suas musicas. Se tornou o mais conhecido musico de reggae de todos os tempos.
Foi casado , teve 12 filhos , dois deles adotados. Bob foi eleito pela revista Rolling Stone o 11° maior artista da musica de todos os tempos.
Mas eu nao estou aqui pra escrever sobre sua biografia ,e sim sobre seu problema de saude que o levou a morte tao cedo.
Marley era adepto da religiao Rastafari ,influenciado por sua esposa Rita era considerado um missionario Rasta e por motivos religiosos sua morte terà sido antecipada? 
Pesquisei alguns artigos e encontrei um pouco da historia da doença até a morte de Bob Marley.


Doença :
Em julho de 1977 Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu; foi então que o diagnóstico correto foi feito. 
Diagnostico : 
Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam que os médicos são homens que enganam os ingênuos, fingindo ter o poder de curar. Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge (na verdade, a preocupação de Bob Marley era quanto à amputação de qualquer parte de seu corpo, seja o dedo do pé ou suas rastas. Para os seguidores dessa religião/filosofia, não se deve cortar, aparar ou amputar qualquer parte do corpo). Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. sua doença foi revelada para seu público.
Colapso e tratamento :
câncer espalhou-se para seu cérebropulmão e estômago. Durante uma turnê no verão de 1980, numa tentativa de se consolidar no mercado norte-americano, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova Iorque. Isso aconteceu depois de uma série de shows na Inglaterra e no Madison Square Garden, mas a doença o impediu de continuar com a grande turnê agendada. Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Munique para tratar-se com o controverso especialista Josef Issels por vários meses, não obtendo resultados.
Conversao ao Cristianismo...
Segundo seu filho Ziggy Marley, Marley se converteu ao cristianismo antes de morrer, em 1977. O motivo seria o de que, segundo a religião rasta, o corpo é um templo sagrado e por isso retirar o câncer seria errado. Marley teria descoberto muitas coisas semelhantes entre o rastafarianismo e o cristianismo e decidido que seu corpo deveria ser cuidado. O próprio Ziggy ainda tenta espalhar o legado de seu pai, com ideais e raízes do rastafarianismo e do reggae, mas com um entendimento cristão.
Morte:
Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou durante o vôo de volta da Alemanha e Marley teve de ser internado em Miami. Ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em MiamiFlórida, aos 36 anos. Seu funeral na Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia da qual foi batizado e do Rastafarianismo. Ele foi sepultado em uma capela em Nine Mile, perto de sua cidade natal, junto com sua guitarra favorita, uma Fender Stratocaster vermelha.


A pergunta que nao quer calar: 
Se ele tivesse cuidado do Cancer em seu estagio inicial pelos "Homens que enganam os ingenuos" ou se sua vaidade quando ele dizia que amputar uma parte do corpo afetaria sua dança e sua carreira que estava no auge nao o tivesse impedido de fazer o tratamento ele estaria ainda vivo hoje? Era o destino dele morrer assim? 


Sou reggueira quem me conhece sabe , acho as musicas dele o màximo , ele escreveu letras lindas e inesqueciveis , nao estou aqui para recrimina-lo ou criticar , mas é um caso a se pensar nao acham? Tirem voces mesmos suas pròrias conclusoes...



Prêmios e honrarias

Estrela de Marley na Calçada da Fama, em Hollywood.

Fonte : Wikipedia

Vamos continuar ouvindo suas musicas ,cantando suas letras e citando suas frases para as pròximas geraçoes!

Deixo aqui uma das minhas preferidas :


Mega Beijo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu?

Minha foto
Paìs das Maravilhas, Brazil
Locutora de Radio em busca de seus sonhos pelo mundo! O que sinto, escrevo! Meu coração pede e obedeço,É ele quem dá as ordens, é ele quem manda aqui!

Não misture as coisas...

Eu escuto praticamente todo dia as pessoas dizendo: Alice, não poste sua vida pessoal, não fale sobre sua vida tão abertamente, as pessoas ...